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Hipertensão e Atividade Física

Dia 26 de Abril - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Dados do Ministério da Saúde revelam que hoje no Brasil há em torno de 17 milhões de hipertensos, e segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, “um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial”. Por isso é importante a conscientização não só das autoridades públicas, mas sim de toda a sociedade, e uma mobilização no combate, tratamento e prevenção da hipertensão. A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralização dos rins. Ocorre quando a pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.

A mudança no estilo de vida é fundamental no combate e controle da hipertensão. O consumo exagerado de álcool, cigarro, a falta de atividade física regular (sedentarismo), a obesidade, o estresse e má alimentação, atuam diretamente no aumento da incidência de hipertensão arterial. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a ingestão de 5 gramas diárias de sal ou 2 gramas de sódio para adultos, por isso devemos identificar e reduzir a ingestão de produtos que contenham muito sódio, tais como: refrigerantes, adoçantes, alimentos congelados, bolachas, sopas em pó, MIOJO (apresenta 2.130g de sódio em um pacote –  macarrão + tempero), embutidos, enlatados e condimentos.

Quando há um histórico genético aliado a um estilo de vida inadequado os riscos para desenvolver a hipertensão são maiores e mais intensos.

A hipertensão é uma doença crônica e não tem cura, mas pode ser controlada. Quando identificada no início, apenas com mudança no estilo de vida, pode-se cessar ou reduzir o uso de medicamentos.

Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias (caminhada, corrida, natação...), reduz a pressão arterial na primeira hora, mantendo-se nas 24 horas seguintes. Essas atividades contribuem para a melhora de todo sistema cardiovascular e pulmonar, desde que seja praticada pelo menos 5 vezes por semana com duração mínima de 30 minutos e com intensidade moderada. Esse treinamento deve ser complementado com exercícios resistidos (musculação) e sempre com orientação de um profissional.

PREVENINDO E COMBATENDO A PRESSÃO ALTA:

- Primeira coisa a fazer é CONSULTAR UM MÉDICO, pois só ele determinará o melhor método para cada paciente, sendo imprescindível adotar um ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL.

- Mudança de hábitos alimentares para a manutenção de um peso recomendável;

-PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA regularmente (mínimo de cinco vezes por semana) orientada por um profissional de Educação Física;

- NÃO FUMAR;

- Consumir bebidas alcóolicas com moderação;

- Reduzir o consumo de sódio;

- Controlar o diabetes;

- Não deixar que os problemas do dia a dia afetem a saúde;

- Fazer exames laboratoriais periodicamente com o objetivo de prevenção;

- Tenha momentos de lazer “SAUDÁVEIS” tanto para o corpo quanto para a mente;

- AME E SEJA AMADO!

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão –www.sbh.org.br

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