Vital 21 - Saúde e Bem estar

Blog

Os exercícios e a reciclagem do corpo.

Uma nova teoria desvenda de que maneira a atividade física transforma potenciais ameaças a nossa saúde em benefícios, protegendo o organismo de uma série de doenças.

As células do nosso corpo realizam diversas tarefas que produzem resíduos nocivos, que se não forem reutilizados de forma adequada comprometem o trabalho da própria célula assim como de outras próximas.

O corpo humano possui um mecanismo natural chamado de autofagia que reutiliza esses resíduos nocivos em prol do bom funcionamento celular.

Pesquisas recentes feitas em camundongos pela Universidade do Sudoeste do Texas, nos EUA, revelou que a prática regular de atividade física promove esta reciclagem. Um dos maiores benefícios comprovados por este estudo foi o efeito do exercício no combate ao diabetes. No tecido muscular, a autofagia facilita o aproveitamento da glicose nas células, com isso evita picos de açúcar no sangue que resulta no transtorno.

Esse processo também atua nas células do pâncreas, deixando-as livres para fornecer insulina, a qual é responsável para colocar a glicose dentro da célula.

A prática regular de atividade física também reduz a concentração de radicais livres, moléculas capazes de lesar toda célula, inclusive seu DNA.

Ainda não há uma definição da dose ideal de atividade física, mesmo porque ela varia de pessoa para pessoa. Mas o mais importante é a regularidade da prática de exercício, para que a autofagia seja realmente positiva.

Fonte: Revista Saúde é Vital , Março 2012.